História

1993  O primeiro plano curricular da Licenciatura em Psicologia Social e do Trabalho (publicado no Diário da República em 9 de Setembro de 1993, Portaria nº 840/93) obedeceu a dois critérios axiais: a inclusão das principais disciplinas científicas neste domínio do saber e a inclusão da componente prática da Psicologia. O plano curricular estava estruturado em quatro anos lectivos (incluindo cinco meses de estágio profissionalizante);

2001  A licenciatura em Psicologia Social e do Trabalho passa a designar-se apenas por Psicologia (Portaria nº 1201/2001, de 17 de Outubro), em dois ramos de especialização: Psicologia Social e do Trabalho e Psicologia Clínica. Contempla três anos de formação geral e dois anos de formação específica, em cada um dos ramos de especialização. No último ano da licenciatura é realizado um estágio profissionalizante numa entidade acolhedora, que permite uma prática supervisionada no local, complementada com uma orientação por docentes de Psicologia da Universidade.

2006  Decorrente da adesão à Declaração de Bolonha, e tendo em consideração, por um lado, o preconizado pela EFPA e, por outro lado, a prática europeia consolidada (Europsy), a formação científica e profissional em Psicologia (Despacho nº 18219/2006, DR Nº 172 de 6 de Setembro de 2006 e Despacho nº 18 296/2006, DR Nº 173 de 7 de Setembro de 2006) passa a organizar-se em dois ciclos de estudos, necessários e obrigatórios para a preparação do estudante para a actividade profissional independente.

A cada um dos dois ciclos de estudos corresponde um conjunto de conhecimentos, de competências, de atitudes e de valores específicos que deverão ser adquiridos pelo estudante para a obtenção do respectivo grau: Licenciado para o primeiro ciclo e Mestre para o segundo ciclo de estudos.

Em articulação com a regulamentação da Ordem dos Psicólogos Portugueses e as Directivas Europeias (da EFPA – European Federation of Psychologists’ Associations e Europsy), o plano curricular está organizado:

Primeiro Ciclo de Estudos em Psicologia, com a duração de 6 semestres, conducente ao grau de Licenciado e
Segundo Ciclo de Estudos em Psicologia, com a duração de 4 semestres, conducente ao grau de Mestre em quatro áreas:

- Psicologia Clínica e da Saúde;
- Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária;
- Psicologia do Trabalho e das Organizações;
- Psicologia Jurídica.