A Universidade Fernando Pessoa (UFP), tendo como objetivo o desenvolvimento de um projeto sólido e inovador de ensino superior na área da Psicologia, dispõe de uma estrutura de apoio a atividades de formação prática e de investigação. Neste sentido, foi criada em 2009, a Clínica Pedagógica de Psicologia (CPP).
A CPP permite a realização de atividades de aproximação à prática profissional dos alunos do curso de psicologia (1º e 2º ciclo de estudos), acompanhados pelos respetivos docentes, assegurando, ainda, a realização de estágios curriculares e de estágios profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), mediante supervisão formal. Paralelamente, a CPP contribui para o desenvolvimento de linhas de investigação relacionadas com a intervenção psicológica.
Associada a uma forte preocupação social, a CPP presta atendimento/apoio psicológico à comunidade externa à UFP a custo simbólico, por forma a garantir a igualdade de oportunidades a este tipo de apoio. Existem, adicionalmente, diversos protocolos de colaboração celebrados com diferentes entidades (Junta de Freguesia de Paranhos, Junta de Freguesia de Ramalde, Internato de S. João, CPCJ – Porto Central, entre outros).